NIR se reúne com secretárias e debatem sobre fichas de atendimento
Na manhã desta sexta-feira (23), aconteceu uma reunião do Núcleo Interno de Regulação (NIR) com todas as secretárias do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), no auditório local. O tema debatido foi sobre a importância das fichas de atendimento no faturamento da unidade. O público alvo da reunião foram as secretárias por elas serem responsáveis por pegarem as primeiras informações do paciente quando ele solicita o atendimento.
O médico e coordenador do NIR capitão Eronildo Mendes afirmou que o trabalho do atendimento hospitalar depende de todos, desde o médico até a recepcionista ou a faxineira. Ele reforçou essa ideia citando uma frase de Madre Tereza de Calcutá: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.
Segundo capitão Mendes, os erros cometidos nas fichas de atendimento podem gerar glosas, ou seja, não pagamento do Governo ao hospital pelo serviço prestado ao paciente. As glosas comprometem o faturamento da unidade e podem trazer repercussões em diversos setores.
Existem três tipos de glosas: as administrativas (registros incorretos), técnicas (registro de tela cirúrgica em paciente clínico), lineares (relacionadas a indicadores, metas e estatísticas). O capitão Mendes disse que 82% das glosas que ocorrem são administrativas e 18% são técnicas. As glosas lineares são mais raras de acontecer.
Os principais motivos de glosas, no geral, são: falta de assinatura do usuário; falta de assinatura do médico; falta de laudos dos exames nas fichas; registro de prontuários incorreto; e registro de códigos no SAI-SUS. Para a chefe da auditoria do HPMGER, tenente Josilene Salviano, é imprescindível ter um bom financiamento para poder prestar um bom serviço a comunidade pelo hospital.
Ao final da reunião, as secretárias apresentaram os motivos de fichas incompletas ou rasuradas que ocorrem no dia a dia do hospital e o NIR se comprometeu em buscar uma solução. Também foram sugeridas ações para as secretárias, são elas: reconhecer a importância do trabalho; orientar sobre a forma correta de assinar; conferir e corrigir no mesmo instante da inconsistência; e relatar no documento se houver alguma inconsistência impossível de sanar.