Parto humanizado ajuda na dilatação e diminui ansiedade de grávidas

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) mantém uma equipe interdisciplinar para realizar o parto humanizado. Dentre as ações que são feitas com as pacientes, estão técnicas de relaxamento, atividade laboral e até dançaterapia, um novo método para aumentar a dilatação e estimular o trabalho de parto. Para isso, o Hospital Edson Ramalho disponibiliza para as mulheres grávidas uma equipe com obstetras, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas.

“O parto humanizado é sobre acolher e apoiar a mulher nesse momento em que ela tanto precisa, fornecendo uma experiência agradável, confortável, segura e tranquila para a mãe e para o bebê”, afirmou a gerente de fisioterapia do HPMGER, Iêda Leal. “Esse trabalho auxilia na respiração, relaxamento muscular, alongamento global, descontração, proporcionando mais conforto e integração com a equipe interdisciplinar”, complementa.

Na sala de pré-parto, as mulheres e seus respectivos acompanhantes podem participar das atividades. Uma das pacientes que participou da atividade laboral foi a Cristiane Barbosa Ferreira, de 22 anos. Ela relata que esse trabalho ajudou na evolução do trabalho de parto e tirou a tensão do momento de tanta ansiedade. “Depois que eu me alonguei, me ajudou bastante. Eu estava parada na dilatação há horas. Mas, logo em seguida, minha dilatação aumentou”, relatou.

Cristiane Ferreira deu à luz uma menina. Maria Luiza Barbosa nasceu na madrugada desta terça-feira (20) bem e saudável. “Eu estava com muito medo e ansiedade para esse momento, porque foi a minha primeira gravidez. Mas, graças a Deus, deu tudo certo. Só tenho que agradecer a todos os profissionais do Hospital Edson Ramalho que nos tratam tão bem”, observou.

Dançaterapia – A dançaterapia ajuda a amenizar a ansiedade da gestante e as dores das contrações. Nas gestantes em trabalho de parto, ajuda na movimentação do quadril, na dilatação e no controle da dor. São usados alguns movimentos como agachamento e movimentado do quadril que pode facilitar o processo de dilatação. “Sempre tomamos os devidos cuidados e respeitamos a vontade da paciente. As músicas são de gêneros variados, que envolve toda a equipe. O mais importante é que a gestante curta o momento e relaxe”, finaliza Iêda Leal.