Novembro Roxo: HPMGER realiza evento em alusão ao mês de prevenção ao nascimento de bebês prematuros

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) promoveu nesta quarta-feira, 17 de novembro, uma ação em alusão ao Novembro Roxo, mês de prevenção e conscientização sobre o nascimento de bebês prematuros. A solenidade contou com dois momentos, no primeiro foi realizada a soltura de balões roxos no pátio de Hospital e no segundo momento, no auditório da PBPREV, a diplomação de crianças que nasceram na maternidade do HPMGER.

Para o Diretor-Geral do HPMGER, coronel Paulo Almeida da Silva Martins, o apoio do Hospital à causa tem um significado muito grande por se tratar de um assunto tão importante e delicado com um impacto direto na sobrevivência e na qualidade de vida dos bebês que nascem prematuros. Além disso, ao trabalhar com a prevenção é dada a possibilidade de, nos casos em que é possível, evitar os casos de bebês prematuros.   

O ‘Novembro Roxo’ busca alertar para os cuidados com a gestação, destacando entre outras coisas a importância do pré-natal, um dos principais aliados no combate à prematuridade. O pré-natal é o acompanhamento médico oferecido à mulher durante toda a gravidez, essa observação e acompanhamento da mulher também é ofertado no Sistema Único de Saúde, o SUS. A ausência dos cuidados pré-natais, além do tabagismo, da desinformação e ainda a gravidez na adolescência estão entre as principais causas para o nascimento de bebês prematuros, é o que aponta a UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância.  

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) desenvolve durante todo o mês ações de conscientização sobre a temática e diariamente trabalha no acolhimento e desenvolvimento desses bebês.

A médica, Capitã Maria das Neves Batista, Gerente Médica UTINEO do Hospital Edson Ramalho, destacou o objetivo da campanha.  “Tem o objetivo de alertar a população sobre o nascimento prematuro e as consequências tanto para o bebê quanto para a família e a sociedade.”

Capitã Neves ressaltou ainda a importância do acompanhamento médico durante a gravidez para prevenir a prematuridade. “Aumentar o acesso ao pré-natal é a principal forma de prevenir o parto prematuro e quando não é possível antecipar o nascimento antes da hora dos bebês, é fundamental que as unidades neonatais utilizem boas práticas para o tratamento e principalmente para possibilitar o desenvolvimento dessas crianças, evitando sequelas.” 

   

   

 

 

 

 

 

 

 

 

Nilber Lucena
DRT: 0004066/PB
Ascom / HPMGER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *