HPMGER adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) também está focado em manter a transparência de sua gestão. Para isso, a unidade hospitalar aderiu ao Programa Nacional de Prevenção a Fraude e Corrupção (PNPC), que visa evitar que futuras anormalidades venham a ocorrer nos setores.

Segundo a coordenadora do PNPC do Hospital Edson Ramalho, Tenente Josilene, a adesão faz parte das diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU), que através do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), convoca os hospitais com orçamento próprio para serem incluídos no programa. A ação também conta com a participação da Controladoria Geral do Estado (CGE-PB), que auxilia nessa implantação.

Ao todo, mais de nove mil instituições públicas do país já estão fazendo parte do PNPC. São órgãos das três esferas de poderes/; federal, estaduais e municipais, que juntos compartilham dessa iniciativa para reduzir a possíveis fraudes e corrupções existentes no Brasil. Sobretudo, quando se trata de dinheiro público.

“A prevenção de risco é um importante passo para o combate à corrupção. Sabemos que a prevenção é um dos aspectos importantes nesse assunto. Quando a gente que age antes dos fatos acontecerem, conseguimos enxerga os riscos e problemas. A partir da prevenção, é possível tomar medidas efetivas antes que o pior aconteça. E esse é o grande ponto desse plano que tem como objetivo prevenir esse mal que afeta o nosso país”, explica a tenente Josilene.

O PNPC foi lançado em todo o país no mês de maio de 2021 em todo o território nacional por meio de eventos on-line. o programa é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). As ações são realizadas por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, em que o gestor pode avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, a instituição tem acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades do órgão.

O diretor-geral do HPMGER, coronel Almeida Martins, celebra a adesão do hospital a mais uma ferramenta essencial na gestão da unidade. “Esse programa de prevenção à corrupção é de extrema importância para que possamos seguir trabalhando com transparência, no alcance dos melhores serviços para os pacientes do Hospital Edson Ramalho”, complementa.

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *