UTI Neonatal do HPMGER já salvou mais de 3,5 mil bebês em seus 12 anos de existência

Na última quarta-feira (15), a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) completou seus 12 anos de existência, salvando a vida de milhares de paraibanos. Desde sua implantação até o momento, já passaram por lá, mais de 3,5 mil recém-nascidos.

Para a gerente médica da UTI Neonatal, Dra. Neves, que está há oito anos à frente dessa gestão, é uma grande responsabilidade liderar a equipe, mas também um grande privilégio poder trabalhar com o bem mais precioso das famílias, que são os filhos. “Nós cuidamos dessas crianças no momento de muita fragilidade, quando nascem prematuros ou com alguma doença relacionada a gestação ou parto e necessitam de cuidados excessivos para se recuperarem e poder irem para suas cada com suas famílias”.

A principal característica da UTI Neonatal é o cuidado humanizado. São acolhidas não só as crianças, mas também os familiares que estavam há meses idealizando o bebê dos sonhos e se deparam com situações que não eram esperadas, que é eles irem para uma UTI. “Então, temos que cuidar desses familiares de forma muito sensível para que sintam que as crianças não estão apenas sendo tratadas e que nós fazemos de tudo para que possam ir pra casa em segurança e no tempo mais rápido possível”, ressalta a médica Dra. Neves.

A gerente de enfermagem do setor, sargento Laura Diniz destaca que trabalhar com a neonatologia é acima de tudo um desafio, pois lida com o amor de uma família inteira, que é um bebê recém chegado e muitas vezes ele não chegou no tempo certo do término de sua gestação. “Estar nessa área é aceitar o presente que é o dom que Deus nos deu, fazendo da melhor forma possível. Trabalhamos com nossa alma e nosso coração. Podemos ter a ciência e a tecnologia, mas a nossa prioridade é o nosso dom, que faz com que tudo fazemos tenha muito amor. Ver essas crianças saindo bem, através das nossas boas práticas, tendo alta sem sequelas ou o mínimo possível é a melhor coisa que existe.

A unidade do HPMGER atende gestantes não só de João Pessoa, mas de todo o estado da Paraíba, além de pacientes dos estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Existe um suporte de médicos bem capacitados, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, que é uma equipe totalmente integrada e faz com que essa engrenagem funciona de forma muito harmônica.

“A gente gosta muito de dizer que fazemos parte de uma orquestra, uma coisa vai complementando a outra. Trabalhamos em unidade, de forma muito equânime e isso faz com que tudo flua muito bem. Nós agradecemos muito a direção do hospital, porque tudo que fazemos é com o apoio do coronel Almeida, com isso atendemos as famílias e obtemos ótimos resultados”, comenta a gerente de enfermagem da UTI Neonatal, sargento Laura Diniz.