Hospital Edson Ramalho zera fila de espera por cirurgias de laqueadura e vasectomia
O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão e Saúde (PB Saúde), ampliou as ações do Programa de Planejamento Familiar e realizou 45 cirurgias de vasectomia e laqueadura em menos de 2 meses (de 1 de julho a 23 deste mês), 73% a mais do que o número de procedimentos realizados no mesmo período de 2022. Com isso, a fila de espera de pacientes que aguardavam a realização dessas cirurgias foi zerada.
“O Edson Ramalho é a grande referência do Planejamento Familiar do Estado da Paraíba. Aqui, realizamos cirurgias de vasectomias e laqueaduras tubárias. Desde maio, temos investido na melhoria e ampliação deste serviço e, assim, conseguimos zerar a fila existente. É um serviço de demanda espontânea, onde as pessoas interessadas procuram o hospital, às quartas-feiras e passam por uma entrevista, atendimento médico, atendimento psicossocial até realizar o procedimento”, explica o diretor hospitalar do Hospital do Servidor, Cícero Ludgero.
Carla Nascimento Silva foi uma das pessoas beneficiadas pelo programa. Segundo ela, participar do Programa de Planejamento Familiar trouxe mais tranquilidade e segurança. “Acho isso ótimo, porque ajuda as pessoas a se planejar. A laqueadura é muito boa, principalmente para quem, assim como eu, não quer mais ter filhos”, comemora Carla.
De acordo com a Assistente Social do Planejamento Familiar, Patrícia Fernandes, a iniciativa faz parte das ações humanizadas e inclusivas do Hospital. “A laqueadura e a vasectomia são cirurgias diferentes em complexidade e necessidades. Por isso, temos uma equipe completa para acompanhar todos os processos das mulheres e homens, desde a triagem até a alta hospitalar. É uma iniciativa acessível para todos”, reforça Patrícia.
Planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à informação e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos. A redução e prevenção da gravidez na adolescência é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e também da Estratégia Global para mulheres, crianças e adolescentes 2016-2030, lançada pela organização.
Como se beneficiar
O trabalho do planejamento familiar é feito por demanda espontânea. Os atendimentos são realizados sempre às quartas-feiras, tanto pela manhã quanto à tarde. Para tanto, as pessoas interessadas devem se dirigir à recepção principal, munidas de cópia de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, e informar que deseja participar do programa.
Após um primeiro contato com a equipe, os interessados assistem a uma palestra sobre os procedimentos de vasectomia e laqueadura. Antes de serem encaminhadas para a cirurgia, as pessoas passam, ainda, por uma consulta multidisciplinar com alguns profissionais e realizam alguns exames necessários. O tempo entre o primeiro contato e a marcação da cirurgia varia de acordo com a entrega dos exames e documento por parte dos interessados.