Hospital Edson Ramalho realiza mais de 500 mil atendimentos multiprofissionais com ampliação de serviços aos usuários

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) realizou 501.316 atendimentos multiprofissionais em saúde, no ano de 2023. Em maio do ano passado, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) assumiu a gestão da unidade hospitalar e realizou qualificações para aprimorar a realização dos serviços, o que permitiu a ampliação da assistência aos pacientes.

A gerente de Práticas Multiprofissionais em Saúde do HSGER, Railda de Almeida Gomes, destaca serviços como os de fisioterapia, nutrição clínica e a criação da Farmácia Clínica. Segundo ela, os serviços de fisioterapia registraram 59.296 atendimentos, em 2023. Isto foi possível porque o leque de assistência aumentou, sendo realizada na unidade de cuidados intermediários neonatal (Ucin) e na assistência materno-infantil, com assistência ao parto para um serviço prestado 24 horas.

“Com a criação da escala específica para esta população, a assistência da fisioterapia passou a ser 24 horas onde antes não existia, além disto, contribui de forma direta para o aumento do giro de leitos da UTI neonatal, conferindo melhora expressiva nos desfechos dos neonatos”, explica o coordenador de Fisioterapia do HSGER, Francisco Miguel.

O serviço de fisioterapia também está presente na unidade de terapia intensiva geral e nas enfermarias clínicas e cirúrgicas. Conforme Railda de Almeida Gomes, o serviço tem contribuído para maior percentual de altas hospitalares. “Constatamos a redução da mortalidade, bem como o menor tempo de internação, aumentando a rotatividade dos leitos. Isto tem sido possível com práticas de movimentação mais precisas e atendimento mais qualificado ao paciente”, comenta a gerente de Práticas Multiprofissionais em Saúde.

Fonoaudiologia

Os serviços de fonoaudiologia do HSGER são divididos em dois alicerces: hospitalar (33.100 atendimentos) e o serviço de reabilitação auditiva (17.044 atendimentos). A coordenadora do setor de Fonoaudiologia, Mariana Martins, afirma que, em âmbito hospitalar, o serviço está presente na UTI neonatal, Ucin canguru, UTI adulto e idoso, enfermarias da clínica médica e na clínica cirúrgica. Já o serviço de reabilitação auditiva realiza avaliações audiométricas dos pacientes.

O aposentado Josivaldo Leite está internado há dois meses no HSGER, com permanência entre UTI e enfermaria, e voltou a falar. Ele foi internado em decorrência de uma compressão medular e precisou ser entubado. “O serviço de fonoaudiologia do hospital é muito eficiente. Eu consegui voltar a falar após 18 dias entubado. Consegui vir para a enfermaria e estava me alimentando com sonda, até que foi possível retirar graças às fonoaudiólogas”, conta o paciente. Ele relata com bom humor o tratamento das profissionais e agora aguarda receber alta hospitalar.

Nutrição

O setor de Nutrição clínica proporcionou aos pacientes a realização de 49.822 atendimentos. O coordenador do serviço, Felipe Lundgren, aponta que o atendimento é para toda a unidade hospitalar, desde as enfermarias até a alta complexidade. “A nutrição pode ser determinante para a melhora do quadro de saúde dos pacientes, já que um organismo bem nutrido responde melhor às terapias. Para isto, realizamos um plano alimentar específico”, explica.

O atendimento também é feito no âmbito ambulatorial, no caso do ambulatório de cirurgias bariátricas, que são realizadas desde novembro, na instituição. “Os profissionais atuam de forma ativa porque trabalham com os pacientes no processo de redução de peso para que possam estar dentro do protocolo e realizar as cirurgias”, completa Felipe Lundgren.

Já o serviço de odontologia é prestado na assistência da UTI adulto e na Materno-infantil, onde são realizadas as frenectomias dos recém-nascidos (remoção do freio lingual ou labial). O procedimento é realizado por indicação dos pediatras, ao observarem que o bebê tem dificuldade para mamar.

Inovação

Outra inovação do HSGER foi a implantação da Farmácia Clínica. “A implantação da Farmácia Clínica aperfeiçoa totalmente o olhar do profissional de saúde para o paciente, tornando a assistência mais individualizada e humana. O primeiro setor a ter os serviços da Farmácia Clínica implantados foi a UTI adulto. Neste serviço, o farmacêutico visita e avalia diariamente o paciente no leito.  Na sua rotina, o mesmo faz avaliação de prescrições, confere possíveis interações medicamentosas, avalia condição renal, checa e corrige doses, observa e interpreta exames laboratoriais e prontuários como um todo. É um cuidado a mais com o paciente”, indica Railda de Almeida Gomes.

O serviço realizou 250 evoluções e intervenções farmacêuticas, no ano passado. Segundo a gerente de Práticas Multiprofissionais em Saúde, o serviço será executado também na UTI neonatal e nas enfermarias, neste ano.

Outros setores que geraram grandes quantidades de atendimentos no ano de 2023 foram os de Serviço Social (280.941), Psicologia (39.470) e Técnico em radiologia (19.567), com a realização de exames no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

ESTATÍSTICAS 2023

FISIOTERAPIA – 59.296 ATENDIMENTOS

SERVIÇO SOCIAL – 280.941 ATENDIMENTOS

FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR – 33.100 ATENDIMENTOS

FONOAUDIOLOGIA DA REABILITAÇÃO AUDITIVA – 17.044 ATENDIMENTOS

NUTRIÇÃO CLÍNICA – 49.822 ATENDIMENTOS

PSICOLOGIA – 39.470 ATENDIMENTOS

FARMÁCIA CLÍNICA – 250 ATENDIMENTOS (AGOSTO A DEZEMBRO)

ODONTOLOGIA – 1.826 ATENDIMENTOS

TÉCNICO EM RADIOLOGIA – 19.567 ATENDIMENTOS

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