Centro de Diagnóstico por Imagem do HSGER realiza mais de 26 mil atendimentos para definição de protocolos médicos

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) realizou 26.650 atendimentos, no ano de 2023. Os procedimentos, entre tomografia (com e sem contraste), raio-X, ultrassom, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), contribuem para definição de protocolos médicos aos pacientes.

O diretor-técnico do HSGER, Ramonn Chaves, avaliou que o desempenho do atendimento do CDI está superando as metas da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), que administra a unidade hospitalar. “É muito gratificante oferecer a realização dos serviços à população. O Edson Ramalho é um hospital de atendimento clínico e cirúrgico e, como parte dos protocolos de avaliação do risco cirúrgico, procedimento realizado antes das cirurgias, ofertamos também o eletrocardiograma, dando mais segurança aos pacientes”, afirmou.

A coordenadora do CDI, Aparecida Gambarra, destacou que a inclusão do ecocardiograma no rol de serviços prestados evita o transporte do paciente em ambulância para outros hospitais, eliminando a necessidade de aguardar pela Regulação de Saúde. “No caso dos pacientes que estão na sala vermelha ou na unidade de terapia intensiva, os quais podem estar entubados, fazemos o exame na beira do leito”, confirmou ela.

O paciente Algesirio dos Santos acabou de chegar ao hospital para fazer uma cirurgia de hérnia inguinal, mas como tem duas válvulas cardíacas, ele teve de fazer um ecocardiograma para o médico avaliar se há condições clínicas adequadas para realização do procedimento cirúrgico. “Eu estive internado quase três meses em outro hospital para operar essa hérnia, mas não consegui. Espero que aqui ocorra rápido”, contou ele.

A coordenadora do CDI relatou que os exames de imagem são realizados conforme solicitação médica para que possam ser úteis na conclusão de um diagnóstico. “O médico faz a anamnese do paciente, considera o histórico clínico, e os exames contribuem nesse processo para que haja definição do tratamento ou procedimento a ser realizado. Uma cirurgia bariátrica é precedida dos exames de ultrassom e endoscopia, entre diversos tipos de atendimentos de outros setores da unidade hospitalar”, explicou ela.

O coordenador técnico de Radiologia do HSGER, Douglas Santana, enfatizou que os exames do CDI evitam a realização de procedimentos invasivos. “Os exames por imagem permitem também a elucidação de casos clínicos sem a necessidade de cirurgia. Realizamos muitas radiografias e tomografias para avaliações de doenças respiratórias e casos de abdômen agudo, como edemas e situações de dor súbita, sintomas de hemorragias ou apendicite”, exemplificou.

Atendimento 24 horas

O atendimento no CDI é 24 horas por dia, sete dias na semana. De acordo com a médica radiologista do setor, Catarina Aguiar, há uma equipe de plantão para atender às demandas da emergência e dos pacientes internados. “Nós fazemos os laudos a partir das análises das imagens geradas. O HSGER é uma referência para cirurgia abdominal, sendo possível diagnosticar casos de apendicite ou vesícula inflamada, por exemplo”, afirmou ela.

Segundo Catarina Aguiar, para os pacientes internados, os laudos são liberados em poucas horas após a realização dos exames. Já no caso de exames eletivos, em que os usuários são externos, o prazo é de até cinco dias úteis.

A dona de casa Maria Valdeci, de Santa Cecília (PB), foi até o HSGER por meio do sistema de Regulação para realizar uma consulta com proctologista, o qual solicitou o exame de colonoscopia. “Eu já tô saindo do hospital com o exame marcado. São 3 horas de distância de João Pessoa. Se eu não conseguisse a marcação hoje, teria que voltar. Eu estou com anemia e preciso averiguar tudo da minha saúde. Seja o que Deus quiser”, exclamou a paciente.

No mesmo dia

Segundo a coordenadora do CDI, no caso de tomografias e ultrassom, é feito um esforço para atender também o paciente externo no mesmo dia da consulta médica, para que ele volte para sua cidade já com o exame realizado. “Já para as endoscopias e colonoscopias, isto não é possível porque é necessário haver um preparo do paciente para que os procedimentos sejam realizados”, explicou Aparecida Gambarra.

A trabalhadora autônoma Jociana da Silva acompanhou o esposo a duas consultas médicas, com urologista e proctologista. Ele vai fazer uma postectomia (cirurgia de fimose) e começou a realizar os exames solicitados. Ela aproveitou a oportunidade para ser atendida também. “Nós dois conseguimos a marcação para fazer a colonoscopia. Tá tudo certo”, comentou sorridente.

Procedimentos do CDI

Tomografia – 10.315