Alta Conformidade: Hospital Edson Ramalho é bem avaliado em relatório da Anvisa sobre Práticas de Segurança do Paciente em UTI

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), administrado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado, atingiu índice de alta conformidade com os indicadores da Avaliação Nacional pelas Práticas de Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). É o que atesta o relatório divulgado na última sexta-feira (05) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que apresentou a versão VIII do documento, referente ao ano de 2023.

De acordo com a Anvisa, a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em hospitais com UTI é realizada anualmente, sob coordenação do órgão e dos Núcleos de Segurança do Paciente das Vigilâncias Sanitárias (NSP VISA) e coordenações estaduais de controle de infecção. Os indicadores previstos na Avaliação atendem aos regulamentos da Anvisa, a exemplo da RDC n° 36/20131, e documentos técnicos publicados pela Agência, como o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente – 2021-2025.

O diretor hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, disse que recebe com muita alegria o resultado da avaliação da Autoridade Sanitária e destaca que o objetivo é manter os serviços da unidade sempre em alto nível.

“É com muito orgulho que recebemos esse relatório de avaliação da Anvisa. O trabalho da direção e de todos os colaboradores do Edson Ramalho tem sido muito empenhado para que o hospital esteja sempre em conformidade com as melhores práticas de gestão, sobretudo nos serviços assistenciais. E a partir de agora a responsabilidade aumenta, pois o foco é manter o padrão de excelência das unidades administradas pela PB Saúde”, celebrou.

Ainda sobre o relatório, após a etapa de consolidação da coleta de dados por parte da Anvisa, envolvendo a revisão das planilhas de análise dos formulários da Avaliação de 2023 e das Planilhas de Avaliação in loco enviadas pelos NSP VISA estaduais, a Agência divulga os resultados elencando, em especial, o percentual de hospitais com UTI que participaram da avaliação, os principais resultados da avaliação in loco, o nível de implantação das práticas de segurança do paciente nos hospitais participantes e resultados comparativos de avaliações aplicadas nos anos anteriores.

O documento também apresenta, por estados e regiões, os Gráficos de Pareto, que é uma ferramenta de qualidade que permite uma fácil visualização e compreensão dos problemas ou causas mais relevantes de uma organização em uma ilustração gráfica, bem como a lista de hospitais com leitos de UTI com alta conformidade às práticas de segurança do paciente.

Para chegar ao nível de classificação correspondente à alta conformidade com a avaliação, os serviços de saúde analisados precisam atingir de 67 a 100% de atendimento aos critérios e indicadores estabelecidos pela Anvisa. No caso da Paraíba, a média de 98% de conformidade coloca o estado como o terceiro melhor do Brasil no que diz respeito às Práticas de Segurança do Paciente em hospitais com UTI, e o HSGER está entre os 10 hospitais, entre públicos e particulares, com melhor índice de conformidade.

O superintendente da PB Saúde, Ari Reis, disse que o resultado reafirma a premissa fundamental da Fundação: zelar pelo cuidado integral do paciente. “A conquista da alta conformidade é fruto do trabalho conjunto e dedicado de todos os profissionais que compõem nossa equipe. Desde os colaboradores da linha de frente até os gestores, cada um desempenha um papel crucial na garantia de que nossos serviços atendam aos mais elevados padrões de qualidade e segurança. Esta conquista reforça nossa determinação em continuar aprimorando nossos processos e práticas, visando sempre proporcionar a melhor assistência possível aos nossos pacientes. Estamos comprometidos em manter esse padrão de excelência em todas as unidades administradas pela PB Saúde, assegurando que cada paciente receba o cuidado que merece”, pontuou o superintendente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *