PB Saúde promove capacitação sobre pesquisa de preços nas contratações públicas em parceria com Central de Compras
A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) promoveu, nesta quinta-feira (14), em parceria com a Central de Compras do Estado, uma capacitação sobre pesquisas de preços para contratações públicas. A Fundação reuniu os servidores integrantes dos setores de compras da sede e de todas as unidades gerenciadas, com o objetivo de garantir a metodologia adequada na aquisição de equipamentos e medicamentos, ofertando o melhor serviço aos pacientes.
A gerente de Compras executiva da PB Saúde, Luana Ribeiro, explicou que a capacitação abordou todo o processo de licitação, inclusive as situações em que não há exigibilidade de licitação. “É importante que os colaboradores dos setores de compras tenham acesso à capacitação para o desempenho de suas funções, sendo uma forma de valorizá-los. Além disso, procuramos garantir a melhor instrução processual, sempre com lisura. Quando formos consultados pelos órgãos de controle, estaremos resguardados por seguir o rito adequado”, afirmou.
Luana Ribeiro ainda destacou os benefícios aos pacientes das unidades gerenciadas pela PB Saúde. Segundo ela, a Central de Compras do Estado tem expertise e metodologia, que serão adaptados ao regulamento de compras da Fundação. “Precisamos de celeridade nas contratações, de forma que não falte nenhum tipo de insumo aos pacientes, sempre respeitando a qualidade dos materiais e o que preconiza a lei de licitações”, comentou a gerente.
Um dos facilitadores da capacitação foi o pesquisador da Central de Compras do Governo do Estado, Dayvidson Ribeiro. Entre os temas abordados, estão a pesquisa de preços, que integra a fase interna do procedimento licitatório, e o pregão, que corresponde à fase externa. Conforme Dayvidson Ribeiro, a pesquisa deve ser bem executada, com a fundamentação legislativa, e a utilização de parâmetros e cálculos estatísticos.
“Um dos pontos importantes é chegar ao melhor preço, considerando a relação de custo e benefício dos itens a serem adquiridos. É necessário que os produtos tenham qualidade e preços acessíveis. Não adianta adquirir um item com preço baixo, mas que não atende às necessidades de utilização”, avaliou Dayvidson Ribeiro.
Entre os 35 participantes da capacitação, estava a gestora de compras do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), Ana Jéssica Oliveira. Toda a equipe do setor, composto por 10 servidores, participou do momento de conhecimento. “Essa capacitação veio para somar ao trabalho que a PB Saúde já realiza. Com relação aos meios de pesquisa de preços, por exemplo, já utilizamos no HSGER algumas metodologias explanadas, mas nos foi mostrado um mapa para composição de cesta de preços que nos interessou e pretendemos adotar. Creio que vai contribuir para a celeridade dos processos”, opinou ela.