Planejamento Familiar do Edson Ramalho promove palestra para homens que desejam fazer a cirurgia de vasectomia

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) promoveu nessa quarta-feira, 24 de novembro, mais uma reunião do planejamento familiar na Unidade Hospitalar, as reuniões são realizadas uma vez por mês, na quarta-feira, e o atendimento todas as quartas e é desenvolvida por uma equipe multiprofissional. Homens que desejam realizar a vasectomia no Hospital participaram da reunião que explicou cada etapa antes da cirurgia, os agendamentos para novos usuários serão para o próximo ano.    

Patrícia Fernandes de Lucena, Assistente Social e responsável pelo programa no HPMGER destacou o aumento na procura por vasectomias e a mudança de postura dos homens. “Esse é um momento muito esperado uma vez que a procura pela vasectomia vem aumentando anualmente e a percebemos que a realidade vem mudando, antes o planejamento familiar ele era em sua maioria procurado apenas pelas mulheres e essa demanda crescente de vasectomia ajuda muitas famílias, hoje o homem tem essa preocupação, ele pensa no momento pós-cirúrgico da sua esposa.”

O procedimento de esterilização dos homens, a vasectomia, é um método com grande eficácia, em menos de 1% dos procedimentos acontece alguma falha que garanta a infertilidade masculina, além disso se comparado à laqueadura, cirurgia de esterilização feminina, a vasectomia é menos invasiva, com sete dias o homem já pode voltar a desenvolver as suas atividades cotidianas, além disso não é necessário internamento e já no caso das mulheres o tempo de recuperação são trintas dias. A diferença entre os dois procedimentos é um dos motivos pelos quais os homens passaram a procurar pelo procedimento. 

A Assistente Social do Edson Ramalho destacou ainda a diversidade na faixa etária dos homens que hoje buscam passar pela vasectomia. “Acredito que para eles seja muito gratificante participar desse momento e há homens de todas as idades, do mais jovem aos homens mais maduros e todos já com esse pensamento do controle de natalidade.” 

Os homens que desejam passar pela cirurgia de controle de natalidade masculina podem fazer também através do Sistema Único de Saúde, o SUS, uma das opções em João Pessoa é o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER) e entre os critérios exigidos por lei é preciso que se tenha mais de 25 anos ou com ao menos dois filhos vivos. 

No HPMGER os homens podem procurar todas as quartas-feiras a equipe multiprofissional do planejamento familiar no horário da manhã para receber as devidas orientações, depois disso é preciso que seja feito o agendamento para que os homens participem de uma palestra onde são explicados todos os passos para a vasectomia, destacando por exemplo quais os exames devem ser feitos antes do procedimento e a participação do homem na palestra é um dos requisitos para o acesso à vasectomia.  

Devido à pandemia todas as cirurgias eletivas no país precisaram ser interrompidas, como é o caso da vasectomia e os agendamentos deste ano no Edson Ramalho já foram encerrados, no entanto os homens podem procurar as quartas-feiras o planejamento familiar do Hospital e já iniciar o processo de agendamento para o próximo ano. 

O eletricista Joel Moisés de Souza de 41 anos está entre os homens que já iniciaram todo o processo no Hospital Edson Ramalho e que em breve devem passar pelo procedimento cirúrgico, ele explica o que o levou a tomar essa decisão. “Tanto eu quanto minha esposa quando nos conhecemos  já não queríamos ter filhos , eu não queria  ter filho e ela só tinha uma trompa por conta de uma gravidez [quando o embrião é implantado fora do útero], então seria o melhor para a gente só que com um mês ela engravidou de gêmeos e foi uma gravidez de alto risco, quando terminou a gravidez ela ficou impossibilitada de engravidar até pelos riscos de uma nova gravidez,” destacou.

Joel falou sobre como ele percebe a responsabilidade que possui nesse controle da natalidade. “A responsabilidade de um filho é muito grande e conjunta e não é apenas ter, tem que educar, oferecer condições de vida, alimentação e nós já temos dois e chegamos ao nosso limite de conseguir oferecer essas condições.”

Durante a reunião do planejamento familiar também aconteceu uma palestra alusiva ao Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata e que busca conscientizar os homens sobre a necessidade e a  importância de cuidar da saúde masculina.  

 

Nilber Lucena
DRT: 0004066/PB
Ascom / HPMGER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *